Dica de bate-volta de Frankfurt (Alemanha) : Heidelberg

Heidelberg vista do Philosophenweg

A minha viagem para a Alemanha foi recheada de dicas da minha amiga Bia, que já mencionei por aqui. Mas Heidelberg foi indicada com tanto entusiasmo também pela Ana Marta, minha colega de trabalho, e viajante como eu, que mexi no roteiro pra incluir esse bate-e-volta, saindo de Frankfurt, meu ponto de chegada.

Heidelberg é uma cidade situada no vale do Rio Neckar, no noroeste do Estado de Baden-Württemberg. Fica a uma hora de trem de Frankfurt. O trem sai da estação principal, Frankfurt Hbf, e a passagem, ida e volta, em tarifa de segunda classe, sai em torno de 38 euros.

Castelo de Heidelberg visto da Karlsplatz

Ao sair da estação, Heidelberg Hbf, fui direto para o Centro de Informações Turísticas, que fica colado nela, e comprei logo a entrada do Castelo de Heidelberg e do funiculaire que leva até ele. Também adquiri passagens de ônibus, que devem ser validadas assim que entramos no veículo. A parada de ônibus que parte para o centro antigo, ou Alstadt, fica atrás do centro de informações.

Para quem preferir ir direto para o castelo, o ônibus 33, que sai da mesma parada de ônibus que mencionei, leva até a parada Bergbahn, que fica em frente a estação de funicular Talstation Kornmakt, na rua Zwingerstraße, 21.

Cidade vista do Castelo

 

 

 

Eu, no entanto, fiz diferente. De acordo com o roteiro que preparei, optei por pegar o ônibus 32 e descer na parada Universitätplatz, onde você pode ter contato com a Universidade mais antiga da Alemanha.

Depois de uns bordejos pelas ruas, passando pela Biblioteca, pelo Hotel Ritter, e pela Marktplatz, onde fica a Prefeitura (Rathaus) e a Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche), me dirigi à estação do bondinho que leva ao Castelo de Heidelberg (www.schloss-heidelberg.de).

Dica quente: chegue cedo a Heidelberg, se quiser passear com tranquilidade pelas ruas e admirar a beleza da cidade, e siga para o Castelo também logo cedo. Ele enche, e a cidade lota, depois de um certo horário. Quando estava saindo dele, chegava uma multidão… rs.

Os dois pontos que me chamaram a atenção foram o Deutsches Apotheke Museum, ou Museu Alemão da Farmácia (www.deutsches-apotheken-museum.de), que, de forma resumida, mostra o desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica, de Hipócrates à Merck, de Paracelso e Avicena à Bayer, e o Big Barrel, um tonel gigante de vinho. Reza a lenda que o guardião do tonel, Perkeo, só bebia vinho e morreu no dia em que bebeu um copo de água…

O Castelo de Heidelberg funciona diariamente de 08:00h às 18:00h, e a entrada custa 7 euros. Quem quiser utilizar o audioguia, ou fazer um tour guiado, pagará uma taxa de 5 euros. O Deutsches Apotheke Museum abre às 10:00, e também funciona diariamente, até as 18:00.

Pátio interno do Castelo

 

Ao sair do funicular, voltei para a Marktplatz, e passei pelo portão da cidade, o Bruckentor, para seguir a Alte Brucke e atravessar o Rio Neckar,  não sem antes parar para a famosa sessão de fotos com a escultura do macaquinho, o Brückenaffe, e para segurar o espelho que ele tem nas mãos. Dizem que traz riqueza. Na dúvida, segurei, vai que…

Brückentor

O jardim do Philosophenweg

Ultrapassada a ponte, começou a parte radical do passeio. Subir o Philosophenweg, ou Caminho dos Filósofos. Para chegar, basta subir a trilha de pedras que começa logo depois da Alte Brucke. Uma pirambeira de respeito, mas vale a pena. Quase não se vê gente no caminho. A vista da cidade é linda e o caminho tranquilo, silencioso, e com um pequeno jardim de rosas lindíssimo. Ao descer, segui pela ponte Theodor Heuss, passei pela Bismarckplatz. Nela se situa uma rua de pedestres, a Hauptstraβe, cheia de lugares para almoçar. Mas optei pela Marktplatz.

Ao fim do passeio, peguei um ônibus (que pode ser o 32 ou o 33), na Bismarckplatz, para retornar à estação principal de trem. 

 

Não fique desconectado em sua viagem internacional, compre aqui um chip de internet ilimitada. 

Já tem onde se hospedar em Frankfurt? Reserve pelo nosso link do Booking

Hotéis em Frankfurt 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *