Praia Grande – Arraial do Cabo

Praia Grande Arraial do Cabo

Praia Grande Arraial do Cabo

Sabe aquela praia paradisíaca? Areia fina e branca, o mar de um azul turquesa lindo, algumas dunas emoldurando o cenário… essa é a Praia Grande em Arraial do Cabo. Lembro que quando era pequena era nessa praia que meu pai me levava quando falava “vamos para Arraial do Cabo”, até porque a gente passava as férias na região e ele adorava dar um pulos nas praias das cidades próximas.

por ter ondas, a praia é point de surfistas

por ter ondas, a praia é point de surfistas

Como o nome diz, a extensão da praia é grande, são 40km de praia, mas ela vai mudando de nome conforme vai indo para Araruama. A parte que seria a Praia Grande é aquela que fica perto do centro de Arraial, desde o canto esquerdo, mais badalado e que devido a boa extensão de areia é point da galera jogar vôlei, futebol, frescobol e etc. Ali no canto esquerdo é onde ficam os quiosques.

Como no lado direito não tem canto, afinal ela vai até Araruama, eu diria que o lado direito é o meu favorito, pois ali ainda se vê algumas poucas e pequenas dunas que sempre caracterizaram aquela região de Arraial e Cabo Frio.

O mar é gelado mesmo, uma das praias mais frias que já fui, isso por conta do fenômeno da ressurgência, que faz com que com em determinadas épocas do ano as águas atinjam a temperatura de 8 °C .

criança não se importa com água fria

criança não se importa com água fria

A praia tem ondas, mais precisamente boas ondas para os amantes do surf, inclusive na última vez que fui estava tendo campeonato lá. Embora tenha ondas, elas quebram mais atrás e é possível entrar ali na beira e as crianças até brincam bastante.

tatuí só vive em praias limpas... logo a Praia Grande é limpa!

tatuí só vive em praias limpas… logo a Praia Grande é limpa!

Falando em crianças, foi lá que meninas viram pela primeira vez um tatuí, aquele crustáceo branquinho que vive nas areias e que parece uma baratinha. Esse bichinho simpático, que eu confesso que já comi frito no azeite quando era criança, só consegue viver e se reproduzir em praias limpas, por isso andam sumindo das praias. Isso significa que a Praia Grande, além de linda é limpa.

Por conta dos destroços de duas embarcações,  Imbetiba e  Dom Afonso, a Praia Grande acaba sendo um dos muitos pontos de mergulho de Arraial do Cabo.

no lado direito é possível ver pequenas dunas

no lado direito é possível ver pequenas dunas

Como chegar

Para quem está chegando a Arraial do Cabo, a própria Av. Bruno Martins (continuação da Rod. Gen Alfredo Bruno Martins) leva à Praia Grande. Após passar pela Praça Lions Club, seguir pela Rua Rebelde até ela ser renomeada para Av. Hermes Barcelos, onde já são visíveis as dunas da praia.

No meu caso eu usei o GPS mesmo com o nome da praia e cheguei. A sinalização da cidade em relação às praias também é muito boa.

 

Já tem onde se hospedar em Arraial do Cabo? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis e pousadas em Arraial do Cabo

 

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *