Bucket list: top 5 de viagens no Brasil

Minha bucket list de viagens é algo que está sempre mudando… basta ver uma foto e a minha vontade de conhecer o lugar é despertada, procuro saber tudo e pronto, lá está ele entre os top 5 da minha lista e entre as minhas buscas pelo Google. E agora com as redes sociais e a divulgação de fotos diretamente do lugar,  isso se tornou ainda mais fácil de acontecer, aumentando a minha listinha, que não chega a 1000 lugares para conhecer antes de morrer (como o livro da Patricia Schultz que  imagino que demorou uma eternidade pra ser escrito e que nesse tempo ela poderia ter conhecido e riscado uns 100 lugares rs)  apenas por falta de tempo e disposição pra sentar e escrever. Resolvi então criar aqui no blog uma série semanal com lugares que eu preciso conhecer antes de morrer. Primeiro vou listar os top 5 de destinos no Brasil e depois os 5 do exterior, e a partir daí, sempre aos sábados, vou compartilhar outros sonhos de viagens, lugares com grandes chances de um dia ficar entre os 5 primeiros e entrar para uma das duas listas.

E essa é minha atual bucket list de viagens no Brasil, lembrando que há alguns anos risquei da lista Fernando de Noronha, com direito a repetecos, e a constatação de ser , por enquanto, o lugar mais bonito que já conheci.

Abismo Anhumas - Bonito

Abismo Anhumas – Bonito

5ºlugar – Bonito
Da série.. coisas que me arrependo.. Já joguei no lixo uma passagem para Bonito porque me desentendi com a pessoa que ia comigo na véspera.. problemas de família que atrapalham a nossa vida. 🙁  Mas definitivamente não foi por falta de vontade que eu não fui.. Bonito é um lugar perfeito para quem curte turismo ecológico como eu, e com certeza lugares como Lagoa Misteriosa, flutuar no Rio Sucuri, visitar a gruta do Lago Azul, cachoeira da Boca da Onça, o Abismo Anhumas, precisam ser riscados da minha listinha e curtidos ao máximo.

 

 

 

Rios da Amazônia

Rios da Amazônia

4º lugar – Amazônia
Taí um lugar que eu tenho vontade de ir desde pequena. Conhecer a Floresta Amazônica, fazer um passeio de barco pelo Rio Negro, que tanto estudei na escola (acreditem ainda sei de cabeça os afluentes do Rio Amazonas), entrar no que já foi chamado de pulmão do mundo , enfim, é algo que preciso fazer e logo! E tenho certeza que será uma viagem que vai encantar as meninas.. afinal desde criança é algo que sonho.

 

 

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

3º lugar –  Lencóis Maranhenses

Um “deserto” com dunas de até 40m de altitude, em cerca de 155 mil hectares no Brasil com “oásis” que variam entre o azul e o verde esmeralda. Como não se encantar com uma paisagem dessa? Mais um destino que a cada foto que vejo me pergunto por que eu nunca fui lá? Espero parar de me perguntar em breve 🙂

dunas do Jalapão

dunas do Jalapão

 

 

 


2º lugar – Jalapão

O Jalapão é um conjunto de 5 áreas de conservação, que inclui um parque estadual e tem uma área de 34 mil Km2. O cenário é de cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e dunas alaranjadas de até 40m de altura. Mesmo assim é pouquíssimo visitado, apenas 12mil pessoas passaram por lá desde 2001, ano de criação do parque. E é esse cenário e sua exclusividade que me fascina. Não é uma viagem barata, dizem que é o terceiro destino mais caro do Brasil, mas é o preço de ir em um lugar  com pouquíssimas intervenções do homem. *em 2013, em setembro, tive a oportunidade de conhecer esse paraíso! Leia a série de posts aqui

 

 

 

Abrolhos

Abrolhos

1º lugar – Abrolhos

Se tem algo que me fascina é mergulhar em um lugar com uma fauna rica, onde não joguem comida no mar para os peixes se aproximarem (coisas de Caribe e lugares altamente sugados pelo turismo). E por isso eu sou uma eterna apaixonada por  Noronha, pois mergulhar e ver tubarão, barracuda, tartarugas, vários cardumes, arraias, é super normal. Abrolhos,  por tudo que já li , ouvi e vi de fotos, deve exercer o mesmo fascínio: nada menos que uma das maiores biodiversidades do Atlântico Sul e os maiores recifes de corais do Brasil. Também é local escolhido pelas baleias jubartes para a reprodução e amamentação. Está no topo da lista por tudo isso e infelizmente está no topo por ser um lugar que vem sofrendo muito com as intervenções do homem.

Só não vou cometer o mesmo erro das idas para Noronha que é ir para Abrolhos e Bonito  sem ter feito o meu curso de mergulho rs

 

 

E você? Qual é a sua bucket list de viagem nacional? Já foi a algum desses lugares que estão na minha lista? Se sim, me conta e deixe sua dica!

 

 

 

Fotos:

Jalapão: http://jalapao.to.gov.br/en/
Lençóis Maranhenses: Página do Facebook Lençóis Maranhenses
Amazônia: Página do Facebook Amazônia
B
onito:Página do Facebook Bonito Natureza
Abrolhos: Ciência Hoje

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Fábio Lichand
  2. Anna Maria Soares Ribeiro
    • MARIA INES RIBEIRO CARNEIRO
  3. Anna Maria Soares Ribeiro
    • talita
  4. Isac
  5. Maria Luiza
  6. Maria Tania
  7. dulce angela nascimento
  8. Carmen Lúcia da Silva Cruz
  9. Ana Maria Ferreira Duarte
  10. Ivete Freitas Sugamosto
  11. Maria Tania
  12. Alessandra de Paula
  13. Roberta
  14. marize dias de araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *