As Pousadas de Portugal

 

claustros da Pousada Santa Maria do Bouro - Amares - Gerês

claustros da Pousada Santa Maria do Bouro – Amares – Gerês

Tive a idéia de escrever esse post justamente porque apesar da língua ser a mesma, da palavra “pousada” ser uma referência à uma hospedagem tanto aqui como em Portugal, a diferença de conceito, estilo e padrão entre as pousadas daqui e de lá é enorme!

Pousada de Belmonte

Pousada de Belmonte

O conceito português de Pousada surgiu por volta de 1940, quando o governo do país resolveu criar uma rede nacional de hospedarias estatais que fossem compatíveis com o estilo e tradição de cada localidade ou região. Em geral são escolhidos locais históricos, como conventos, palácios, castelos, e normalmente belíssimos! Significa que diferente do conceito brasileiro, em Portugal as Pousadas são hospedagens de luxo, com charme, conforto e atendimento mais personalizado.

São divididas em 4 categorias:

  • Históricas: estão situadas em monumentos históricos, inseridas no local original. Costumam preservar toda a história da região ou do monumento, mas ao mesmo tempo passam por reformas que possibilitam que dentro desse contexto seja possível ter uma hospedagem luxuosa.
  • Natureza: como diz o nome, estão normalmente localizadas no meio natural da região, ao ar livre.
  • Históricas Design: também em monumentos históricos, mas estas não foram apenas restauradas, mas seguem o conceito de hotel design, com luxo, obras de arte, mas também de acordo com o contexto da época.
  • Charme:  normalmente localizadas em edifícios que se integram com a arquitetura local, com charme, luxo e requinte.

 

luxo e conforto se misturam à paisagem e à arquitetura histórica - Pousada Santa Maria do Bouro

luxo e conforto se misturam à paisagem e à arquitetura histórica – Pousada Santa Maria do Bouro

Não cheguei a me hospedar em nenhuma Pousada, ficou para a próxima ida à Portugal, mas cheguei a visitar 4 delas, seja para almoço, jantar ou até mesmo uma paradinha pra um café e conhecer o lugar, e pude ver de perto a aplicação desses conceitos e cheguei a uma conclusão em relação a todas: são ótimas opções para uma viagem romântica, lua de mel. Vou dar uma pincelada no que vi:

 

 

recepção e sala de estar Pousada de Belmonte - arquitetura de um mosteiro adaptada à hotelaria de luxo

Pousada de Belmonte – arquitetura de um convento adaptada à hotelaria de luxo

Pousada de Belmonte, Convento de Belmonte
Categoria: Histórica
Data do Edifício: Convento do Século XVI
Características da Arquitectura: Manuelina; Renascentista
24 quartos
Diárias a partir de  98

 

Essa Pousada está situada no antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, construído sobre uma ermida do século XIII, na encosta da Serra da Esperança, pertinho do centro de Belmonte.   O monumento foi classificado em 1985 como Imóvel de Interesse Público, e a Pousada  preserva integralmente toda sua herança histórica. Vou confessar.. essa eu tive vontade de me hospedar…

Serra da Estrela vista da Pousada de Belmonte

Serra da Estrela vista da Pousada de Belmonte

 

ambientes e quartos com nomes de Frades na Pousada de Belmonte

ambientes e quartos com nomes de Frades na Pousada de Belmonte

O visual é lindo, podendo ver a Serra da Estrela e a região da Cova da Beira. No dia que fui almoçar lá, apesar de ser primavera e já no fim de abril, pudemos ver neve na Serra da Estrela.

Achei super interessante que na recuperação do convento, a capela foi transformada em sala de estar e a antiga sacristia em bar, e os quartos têm nomes de Frades.

O restaurante é comandando pelo chef brasileiro Valdir Lubave e tem como especialidade pratos da cozinha portuguesa. Estive lá para um almoço, e pude conferir o toque especial que o chef  Valdir dá nos pratos e utiliza muitos ingredientes da região, como o próprio queijo da Serra da Estrela assim como cogumelos, uma especialidade sua, que ele mesmo pesquisa e planta.

Pousada de Viseu

Pousada de Viseu

Pousada de Viseu
Categoria: Charme

Data do Edifício:  Século XVIII
Características da Arquitetura: Neoclássico
84 quartos
Diárias a partir de  77
Apesar de ser de charme, ela me remete a apenas um hotel de luxo. Foi construída no lugar do antigo Hospital de São Teotonio, um dos mais antigos de Viseu, cuja abertura foi em 1842.
Inaugurada em 2009 e possui um SPA que fica na antiga capela do hospital. Só fiquei no café, batendo papo, que fica bem no centro da pousada, no Claustro Mestre Grão Vasco, lugar onde também acontecem eventos e festivais. Acho que o mais bacana dessas recuperações pelos arquitetos é isso, transformar um claustro em bar. Acho fascinante!

Categoria: Histórica Design
Data do Edifício:  Mosteiro do Século XII
Características da Arquitetura: Religiosa, Romana, Maneirista, Barroca, Neoclássica e Contemporânea
32 quartos
Diárias a partir de  118 

Quarto, uma das salas de estar e varandas nos claustros - Pousada Santa Maria do Bouro

Quarto, uma das salas de estar e varandas nos claustros – Pousada Santa Maria do Bouro

Bom.. eu diria que me APAIXONEI pelo lugar..  A região do Gerês é linda e o fato da pousada ser construída no Mosteiro Cisterciense do século XII é o que mais fascinou. O restauro e a decoração foram muito bem planejados, pois manteve todo o ar medieval do mosteiro, mas priorizando o conforto e o ambiente sofisticado. Não sou expert no assunto, mas a prova de que não estou errada é  que o arquiteto, Eduardo Souto de Moura, ganhou pelo seu trabalho na Pousada o prêmio Pritzker em 2011.

Restaurante da Pousada de Amares - Santa Maria do Bouro

Restaurante da Pousada de Amares – Santa Maria do Bouro

Jantei no restaurante da pousada e a comida deliciosa, ótimos vinhos e um ambiente delicioso. Aliás, que mesa de doces.. uma perdição!

banheiros da Pousada de Amares - Santa Maria do Bouro

banheiros da Pousada de Amares – Santa Maria do Bouro

Localizada a poucos quilômetros de Braga, ela fica pertinho do Gerês. Ótima opção para quem vai visitar o parque e quer luxo, conforto e sossego.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pousada de Santa Marinha da Costa – Guimarães 
Categoria: Histórica
Data do Edifício:  Mosteiro do Século XII
Características da Arquitetura:  Renascimento, Medieval e Barroco
Diárias a partir de  128 

Pousada de Santa Marinha em Guimarães

Pousada de Santa Marinha em Guimarães

 Almoçamos nessa Pousada que fica pertinho do centro histórico de Guimarães e foi construída no Mosteiro dos Agostinhos, do século XII. Mais um exemplo de Pousada em que o trabalho do arquiteto de restaurar e transformar um monumento histórico em hotel de luxo foi magnífico e que também ganhou prêmio de arquitetura em 1985.

vista sobre Guimarães da Pousada Santa Marinha da Costa

vista sobre Guimarães da Pousada Santa Marinha da Costa

Tem uma vista linda de Guimarães e um jardim bonito e bem cuidado! Foi a única que vi brinquedos para crianças, e já imaginei as meninas brincando ali…  Os ambientes externos são realmente o mais bacana de lá.. bonitos não apenas pela vista, mas pela decoração.. alguns têm mosaicos de azulejos, nos fazendo  lembrar sempre que estamos em terras portuguesas.

 

 

 

___________________________________________________
Conheci as Pousadas durante a  ação Descubra Portugal promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Elma Vieira
  2. Fabiane
  3. Maryna Valentte
    • Fabiane
  4. Suely Vieira de Souza
  5. Acsa
  6. Ofélia Vieira Rodrigues
  7. Carmen Viola
    • Rui Lima
  8. Zirlei Forell Bom
  9. Elizabeth Bousquet
  10. Agostinho Rodrigues
  11. Kátia Oku
  12. Rosana Maria eboli urizzi Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *