Trilha Dois Irmãos – Rio de Janeiro

topo da trilha com o visual lindo da zona sul do Rio de Janeiro

Ontem foi dia de Raid Fotográfico do Blog Sem Destino no Vidigal e fazendo também a Trilha do Morro Dois Irmãos. O morro é conhecido pelo túnel Dois Irmãos, que liga a Gávea à São Conrado.

Vidigal

UPP no alto do Vidigal, ponto onde parte para a trilha

O acesso à trilha é pela favela do Vidigal, hoje pacificada e com UPPs  (Unidade de Polícia Pacificadora) espalhadas.

O ponto de encontro foi na pracinha do Vidigal, na entrada da comunidade, ainda na Av. Niemeyer. De lá pegamos uma Kombi que nos levou até o topo da favela, onde fica o começo da trilha que leva até o topo da montanha. Também pode subir de moto-taxi.

A trilha não é difícil e não existe risco de  cair de um penhasco (era uma das minhas preocupações). Mas é uma caminhada grande e íngreme e com vegetação e terra (por isso se tiver chovido um dia antes pode ficar escorrregadia). Roupas confortáveis, tênis que não escorrega, água,barrinha de ceral, repelente, boné e filtro solar em dias de sol, casaco no inverno, são itens essenciais para fazer a trilha. A subida pode demorar de uma hora a uma hora e meia, dependendo do grupo.

Rocinha vista do primeiro platô na trilha

Em um primeiro platô se tem uma visão incrível da Rocinha, São Conrado e Pedra da Gávea. A Rocinha fica parecendo de brinquedo lá de cima, assim como os carros que passam na Auto-estrada Lagoa-Barra. Mas a grande emoção fica pro fim, claro!

São Conrado visto da trilha

uma das mais bonitas vistas do Rio de Janeiro

Após mais uns 30 minutos de subida chegamos no topo! Mesmo com o dia nublado e sendo carioca não tem como não achar espetacular! É possível ver o Cristo (que estava encoberto pelas nuvens), a Lagoa Rodrigo de Freitas, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, o Pão de Açúcar ao fundo, o Jockey e ainda as Cagarras e Niterói no horizonte. Eu recomendo que se faça de manhã, simplesmente porque é preciso curtir essa vista ao máximo… sei lá, leva até algo pra comer lá e curta o quanto puder .. Mas ao mesmo tempo fico imaginando o pôr do sol de lá, teríamos visto se não tivesse nublado.. mas isso faz com que eu volte, e eu voltarei 😉

O evento continuou com palestras e churrasco, mas a idade e o cansaço não me permitiram participar 😛  Mas vocês podem conferir como foi no post do Pedro Serra.

Recomendo que não faça a trilha sozinho. Nós fomos com o Vidigalbergue Rio , que fez para o Raid Sem Destino o tour de graça  mas eles fazem para outros grupos. O Tour do Vidigal custa R$ 40,00 ( 2 horas ) e o Tour 2 Irmãos custa r$ 60,00 ( 3 horas )  Para contato Luis ou Andre ( 21- 79207999 / 78304693 )  Para os Tours é preciso o mínimo de 2 pessoas.

Mais fotos do evento no Facebook do blog .

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Marineide Pereira
  2. Marcello Leal
      • HEIBY LARA BASSI SCHIAVINATO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *