Praia do Forte e o Projeto TAMAR

Sede do Tamar na Praia do Forte

Desde a minha primeira ida à sede do Tamar em Noronha que conhecer as sedes/bases do Tamar virou uma idéia fixa. Como falei no post sobre a Praia do Forte, aproveitei a minha ida  à Costa do Sauípe  para conhecer a sede do projeto na cidade. E antes de ir já tinha mostrado o site do projeto e as fotos para as meninas, que saíram do Rio super animadas para ver as tartaruguinhas.

tartaruga média no tanque

E realmente a visita ao projeto é um passeio que agrada à todas as crianças. São diversas atividades com dia e horas determinados (como o Cine Tamar, teatro e oficinas para as crianças entre outros), e demos a sorte de chegar no horário da alimentação dos animais, que é por volta das 16:0hs. Às 16:45hs começou a alimentação dos tubarões, e eu diria que é o ponto alto em termo de atração par a garotada. Isto porque é possível fazer carinho nos tubarões (da espécie lixa, que é mais manso e por isso mesmo está em extinção) enquanto eles são alimentados. Eu não pude deixar de lembrar que em Noronha no ano passado, ao fazer mergulho livre na Praia do Sueste, eu me deparei com um tubarão lixa deitado e tirei um monte de fotos.

tubarão lixa visto da mini caverna

Mas na hora do carinho neles, mesmo falando que eram mansos,  meninas não quiseram ir de jeito nenhum, e não me deixaram ir também rs. Mas todos ficam satisfeitos só em assistir , e me incluo nisso, até porque não sabia que o tubarão lixa faz um barulho ao comer, pois é através da sucção que ele pega o alimento.

mini caverna onde é possível ver o tanque dos tubarões por dentro

meninas amaram as tartaruguinhas

Achei bacana a sede ser na praia e na areia, o que não acontece em Noronha. Essa ambientação nos deixa mais próximos do mundo das tartarugas e dos outros animais em extinção que o projeto também cuida. Achei também interessante o trabalho de conscientização ambiental das crianças com painéis educativos explicando por exemplo que na região de desova não pode haver luz artificial pois atrapalha.

painel educativo

Loja do Tamar

A lojinha é uma perdição, porque é impossível não se apaixonar pelo projeto e é impossível sair de lá sem comprar pelo menos uma pelúcia de tartaruga. Fora as roupinhas.. ano passado comprei essas camisolas da foto que são foférrimas! 🙂

A entrada na sede custa R$ 16 para adultos e crianças até 5 anos não pagam. Guardem a entrada, pois ela serve como cupom de desconto de 5% em qualquer compra na lojinha.

Agora preciso me programar para visitar as outras sedes do Tamar espalhadas pelo Brasil. 😉

Já tem onde se hospedar na Praia do Forte? Reserve pelo nosso parceiro Booking

Hotéis na Praia do Forte Bahia 

direções das bases do Tamar

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Ana Paula
  2. Patrícia Dias
  3. rosangela
  4. fFRANCISCA CECILIA DA SILVA
    • Alan Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *