Dicas e procedimentos para tirar o visto americano

dicas para conseguir o seu visto para os EUA

dicas para conseguir o seu visto para os EUA

Atualizado em Fevereiro de 2017

Mesmo com o dólar alto, o governo dos Estados Unidos tem processado uma média de 1 milhão de vistos para brasileiros por ano. Não é para menos, é no país que ficam alguns destinos queridos e de sonhos de muitos brasileiros, como Orlando, Miami, Nova Iorque e Califórnia.  E tirar  o visto para os Estados Unidos além de ser burocrático, ainda deixa muitos turistas receosos quanto ao processo, principalmente pelo medo de ter o visto negado.

Se via claramente que o Obama queria facilitar a entrada dos brasileiros no país, mas infelizmente não rolou a isenção do visto e eis que o Trump é eleito presidente, tornando isso cada vez mais distante da realidade.
Nas primeiras semanas de mandato ele lançou uma ordem executiva pesada, principalmente para países de maioria muçulmana, onde eles seriam impedidos de entrar no país por 90 dias. O impasse foi criado, foi para justiça, e  ainda não finalizou o assunto. E a mesma ordem executiva também gerou impacto para nós brasileiros, e envolve a necessidade de entrevistas para renovação do visto para quem teve o visto emitido antes de 1/01/2007 e que tenha mais de 12 meses de vencido.   (antes não era necessária a entrevista se o pedido de renovação fosse antes de 48 meses do vencimento do visto antigo). Quem teve o visto emitido depois de 01/01/2007 tem 12 meses para renovar sem precisar de entrevista. Se passarem mais de 12 meses, terá que fazer entrevista.

As regras para a isenção da entrevista também mudaram, antes quem tinha até 15 anos e mais de 69 era isento de entrevista, agora só é isento de entrevista quem tiver menos de 14 e mais de 79 anos. A versão traduzida da ordem executiva está no site da Embaixada dos EUA no Brasil.

 

Tirando o visto de turista para os Estados Unidos

Primeiramente é preciso planejamento, organização e uma dose de sorte (vou explicar depois o porquê) para que tudo dê certo. O principal conselho que dou é: faça o passo a passo abaixo de como tirar o visto americano e  apenas fale a verdade.

O Governo dos EUA emite visto na Embaixada em Brasilia e nos Consulados do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo

Primeiro passo: Preencher o formulário DS-160. 

O formulário é em inglês, portanto se não tem familiaridade com a língua o ideal é pedir que alguém que tenha te ajude. Hoje em dia tem um monte de despachante que faz isso, mas aconselho que tenha algumas boas indicações para que contrate. Embora eu realmente não ache que precisa.

A primeira coisa a fazer antes de começar a preencher:

  • juntar toda a documentação que vai precisar, como: passaportes (atual e antigos, se houver);
  • saber as datas de viagens anteriores (quando já tiver visitado o país) e da próxima (ter alguma idéia) e separar as informações de contato de onde ficará nos EUA.

Depois de tudo esquematizado, comece a preencher o formulário, que só está disponível online. O formulário só está disponível online e nesse endereço  https://ceac.state.gov/genniv/  .
Dicas de preenchimento do formulário:
– Se não souber onde vai ficar ou alguma pergunta exata do formulário, coloque N/A (not available,  não está disponível). Não deixe em branco e não minta.

– Como o formulário é online e enorme, salve sempre que lembrar,  se o sistema cair ou algo nesse sentido, você perderá tudo que escreveu, pois não é possível salvar uma cópia no seu computador.

–  Anote o número de identificação (Application ID) de seu formulário. Essas informações são fundamentais para que possa acessar o formulário posteriormente, caso tenha que interromper o preenchimento do mesmo ou precise modificar ou acrescentar alguma informação após o envio eletrônico do mesmo

– Não esquecer de imprimir a página de confirmação. 

Segundo passo: Agendamento da entrevist

1) É possível agendar a entrevista pelo site e também por telefone da Central de Atendimento ou Skype:

Belo Horizonte
: (31) 3956-0800

Recife
: (81) 4042-0050

Brasilia
: (61) 3550-0774

Rio de Janeiro: (21) 4042-0584
Rio de Janeiro
: (21) 3956-0580

Campinas
: (19) 3500-2486

Salvador
: (71) 3500-1637

Curitiba
: (41) 3908-8125

Santos
: (13) 3500-6208

Porto Alegre
: (51) 3500-1460

São Paulo: (11) 3230-2170

São Paulo
: (11) 3958-7007

Se telefonar a partir dos Estados Unidos, por favor marque +1.703.249.4687.

Se usar o Skype: USVISABRAZIL

2) Crie uma conta usando o número da página de confirmação do seu DS-160.

3) Selecione o local onde deseja receber seu passaporte com visto.

Terceiro passo: Pagar a taxa de US$ 160 (MRV).

Isso pode ser feito pelo site, com cartão de crédito ou boleto bancário, e em dinheiro em qualquer agência do Citibank . Lembrando que a taxa é válida por um ano a partir da data de pagamento. E não se esqueça de guardar o comprovante do pagamento da taxa, sem ele não tem visto.

Importante: se tiver problema em relação à taxa de solicitação de visto, a recomendação da embaixada americana é de para NÃO PAGAR NOVAMENTE e ligar para a central de atendimento (já coloquei os números acima mas vou falar mais dela no final do post). Isso porque o pagamento da taxa de solicitação do visto não é imediatamente válido, exceto quando é feito com cartão de débito e eles não reembolsam quando você por algum motivo paga a taxa duas vezes.
Quarto passo – Ida ao CASV para tirar a fotografia e pegar as impressões digitais

Além da entrevista no consulado, que decide se você conseguiu ou não o visto, existe outro lugar que é preciso ir antes: a CASV, a Central de atendimento ao solicitante de visto. É onde eles irão coletar as suas  informações biométricas como digitais e fotografias.

Nesse dia é importante levar:

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos (com mais de 6 meses além do período de estadia nos EUA)
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se houver).
  • Impressão da Página de confirmação do formulário DS-160.

Quinto passo: Entrevista

Esse é o momento que muitos temem. Como a maior preocupação do governo americano é de que as pessoas entrem nos EUA para morar, leve todo tipo de documentação que prove e demonstre que você tem vínculos fortes com o país, como carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contra-cheques, extratos bancários, documento de carro e imóvel em seu nome, se for estudante, levar declaração da instituição de ensino. Se alguém está custeando a viagem, também é preciso levar documentação da pessoa: declaração de imposto de renda, cópia CPF e identidade, documentação de imóveis e carros, comprovante de residência e extratos bancários. Com isso você prova que só quer realmente fazer turismo e consequentemente as chances de ter o visto aprovado são maiores.

Claro que também é preciso levar a documentação que já foi levada ao CASV para fazer a foto e tirar as digitais:

 

  • Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos (com mais de 6 meses além do período de estadia nos EUA)
  • Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se houver).
  • Impressão da Página de confirmação do formulário DS-160.

Pessoas com menos 14 anos ou mais de 79 anos  que pedem renovação do visto vencido a menos de quatro anos são dispensados da entrevista. No entanto, caso a embaixada ou consulado julgue necessário, essas pessoas podem ser convocadas também.

Sobre o que falar na entrevista do visto para os Estados Unidos: apenas a verdade. Falando a verdade e levando comprovantes, as chances de ter o visto aprovado é enorme!

Após esse passo, existem três finais possíveis:

1) Seu visto foi concedido! E você poderá receber em casa ou buscar no CASV, e isso é definido no momento do agendamento da entrevista. O prazo estimado para a entrega é de 2 a 7 dias úteis, a partir da data da entrevista. Uma ótima notícia é de que agora o visto americano e o passaporte brasileiro têm o mesmo prazo de validade: 10 anos.

2)  Seu visto foi negado. Nesse caso você vai receber uma carta explicando o motivo da recusa. Se o motivo for documentação, vai estar marcado 221(g) na carta, basta enviar para o lugar indicado os documentos solicitados para terminar o processo. Isso pode ser feito no prazo de 1 ano, caso contrário o processo será encerrado. Se o motivo for 214(b), significa que você não está qualificado de acordo com as normas de imigração dos EUA para receber o visto. Nesse caso, é preciso realizar o procedimento todo de novo, incluindo o pagamento da taxa, e ainda comprovar o que mudou entre uma solicitação e outra.

3) Seu pedido foi encaminhado para Processo Administrativo Adicional. Você será contactado caso seja necessário enviar mais alguma documentação ou informação e é preciso aguardar. Isso pode ocorrer quando existe algum problema com um homônimo e eles precisam de mais tempo para checar as informações.

 

Espero que tenha ajudado e desejo boa sorte a todos! Se alguém tiver algum caso ou dicas a respeito do assunto, comente no post pois isso pode ajudar outras pessoas!

Mais informações no site : https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv

Procedimentos para tirar o visto americano

Resolvi publicar na íntegra a nota sobre a alteração dos procedimentos em vigor desde abril de 2012:

Dia 30 de abril de 2012, entrou em vigor a mudança no processo de solicitação de visto no Brasil feita pela Missão Diplomática dos Estados Unidos. Um novo site foi lançado  http://brazil.usvisa-info.com , onde poderão ser feitas as solicitações, agendamentos e tirar dúvidas.

No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.  O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível no dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros irão reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.

Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. A partir de hoje,  o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.

Quem estava  com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. Solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do site.

A partir de hoje, 30 de abril, os solicitantes deverão seguir essas instruções para solicitação de visto:

  1. Preencher o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv/
  2. Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, devendo imprimir uma ficha de depósito com a quantia correta da MRV e o número do recibo. Outra opção é pagar por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
  3. Agendar a entrevista pelo site ou pelo Call Center.
  4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
  5. Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
  6. Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.


Mais informações sobre o novo processo de visto, visite o site: https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. REINALDO
  2. Helenice
  3. Leticia Socoloski
      • tatiana
  4. ailton de souza
  5. Carol
  6. Vivian
  7. Vivianne
  8. Bruna
  9. Juan
    • Ana
  10. MARIA GENILDA
      • Fabiana Rodrigues
      • Divina Stephany da Silva
    • Stanley
  11. Katia Paulino
  12. Muriel
  13. andrea monteiro
    • Sofia
    • Raudecy Gentil
    • Maria salathiel
    • Ana
  14. ROSEMARY LACERDA
  15. Gislene Alves
  16. ANGELA CRISTINA C. LAGIOIA
  17. Diogo Pedrotti
  18. Jaquelline
    • Anônimo
      • Vivianne
  19. Marcia Maria
  20. Ari
    • Neli
  21. erica
    • Lara Guimarães
    • Anônimo
      • Fabiana Rodrigues
  22. João Lucas Oliveira
  23. Rachel Rosa
  24. Raquel
    • Lara Guimarães
    • Carlos Nunes
  25. Maria José Alves Pereira
  26. wender
  27. tais c.b.
    • May
  28. cristiane
  29. Waneska
  30. Helena Barreira Vela
    • May
    • Rodolpho Almeida
    • Roberto
  31. ÉRICA
  32. Drielen Martins
      • Joberth
    • Mariana
  33. MARIA DA COSTA FERREIRA
  34. Taís
    • Taís
      • Fernando
  35. claudia
    • William
  36. Edilson
  37. Fernanda M
  38. Miriam Paula
  39. GASTAO
  40. Andréia
    • aline
  41. Jussara Paim
  42. Cissa
    • Adkison
    • adi
  43. Thales
    • wilson
  44. sirley gomes de oliveira
  45. Jessyca
  46. THAIS
  47. Matheus Bevilacqua
  48. Elizabeth
      • Tati
        • Astrid
  49. Wilma Gonçalves Guimarães
  50. Renato Saletti
    • wilson
  51. Cibelle Bortolozzo Vieira
      • Pamella
  52. Flávia
  53. Laís
  54. IRENE VICENTE PEREIRA GUIMARAES
  55. eduardo andrade
    • sandro
  56. Carlos Alberto Leal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *